segunda-feira, 20 de abril de 2009

Um pouco de literatura

Hoje li "O retrato oval", um dos vários contos de Edgar Allan Poe. Antes, porém, tive a oportunidade de conhecer o famoso conto "O gato preto". Confesso que este último não está entre os meus preferidos, pela série de fatos mórbidos que o autor descreve.
A cada texto que conheço, descubro um pouco de mim, de minhas preferências. Assim, mesmo não gostanto do texto, acabo admirando por ter me levado a esse conhecimento sobre mim mesma.E admiro o autor, ainda, pela perspecácia e capacidade de causar em mim esse sentimento de repulsa.
Mas, voltando ao "O retrato oval", encantou-me pelo fato de conter um gótico mais brando e, também, por envolver a arte.
É imprescindível mencionar que a arte é capaz de trazer para si a realidade visível ou invisível; pode transmitir vida, mesmo sendo pintura. é o que acontece nesse conto de Poe. O pintor da históriaconsegue, entre tintas e pinceladas, alcançar uma absoluta naturalidade de tamanha vivacidade, a qual assusta o protagonista. Esse aspecto desperta-lhe o interesse sobre aquela pintura, o que o leva a ler um volume deixado a sua cabeceira, informações sobre o quadro. Vida e morte se confundem. Uma história de amor, ciúme e submissão envolvia o retrato oval.
O que aconteceu no final? Só lendo para descobrir. Eu recomendo.

(Gótico: Segundo a definição corrente, é um gênero de prosa ficcional que envolve mistério, crime ou pavor, ambientada em cenários lúgubres. O romance gótico explora o lado mórbido, fantástico e sobrenatural dos fatos.)

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Diferença entre orações causais e explicativas

Quando vamos estudar as Orações Subordinadas Adverbiais (OSA) e Coordenadas Sindéticas (CS), geralmente nos deparamos com a dúvida de como distinguir uma oração causal de uma explicativa. Veja os exemplos:

1º) Na frase "Não atravesse a rua, porque você pode ser atropelado":
a) Temos uma OS Explicativa, que indica uma justificativa ou uma explicação do fato expresso na oração anterior.
b) As orações são coordenadas e, por isso, independentes uma da outra. Neste caso, há uma pausa entre as orações que vem marcadas por vírgula.
Não atravesse a rua. Você pode ser atropelado.
b) Outra dica é, quando a oração que antecede a OC vier com verbo no modo imperativo, ela será explicativa.
Façam silêncio, que estou falando. (façam= verbo imperativo)



2º) Na frase "Precisavam enterrar os mortos em outra cidade porque não havia cemitério no local.":

a) Temos uma OSA Causal, já que a oração subordinada (parte destacada) mostra a causa da ação expressa pelo verbo da oração principal. Outra forma de reconhecê-la é colocá-la no início do período, introduzida pela conjunção como - o que não ocorre com a CS Explicativa.
Como não havia cemitério no local, precisavam enterrar os mortos em outra cidade.

b) As orações são subordinadas e, por isso, totalmente dependentes uma da outra.

Encontrei aqui um site onde há um esclarecimento mais aprofundado sobre o tema. Vale a pena conferir.
Com um pouco de treino e atenção, você consegue.
Bons estudos.