segunda-feira, 20 de abril de 2009

Um pouco de literatura

Hoje li "O retrato oval", um dos vários contos de Edgar Allan Poe. Antes, porém, tive a oportunidade de conhecer o famoso conto "O gato preto". Confesso que este último não está entre os meus preferidos, pela série de fatos mórbidos que o autor descreve.
A cada texto que conheço, descubro um pouco de mim, de minhas preferências. Assim, mesmo não gostanto do texto, acabo admirando por ter me levado a esse conhecimento sobre mim mesma.E admiro o autor, ainda, pela perspecácia e capacidade de causar em mim esse sentimento de repulsa.
Mas, voltando ao "O retrato oval", encantou-me pelo fato de conter um gótico mais brando e, também, por envolver a arte.
É imprescindível mencionar que a arte é capaz de trazer para si a realidade visível ou invisível; pode transmitir vida, mesmo sendo pintura. é o que acontece nesse conto de Poe. O pintor da históriaconsegue, entre tintas e pinceladas, alcançar uma absoluta naturalidade de tamanha vivacidade, a qual assusta o protagonista. Esse aspecto desperta-lhe o interesse sobre aquela pintura, o que o leva a ler um volume deixado a sua cabeceira, informações sobre o quadro. Vida e morte se confundem. Uma história de amor, ciúme e submissão envolvia o retrato oval.
O que aconteceu no final? Só lendo para descobrir. Eu recomendo.

(Gótico: Segundo a definição corrente, é um gênero de prosa ficcional que envolve mistério, crime ou pavor, ambientada em cenários lúgubres. O romance gótico explora o lado mórbido, fantástico e sobrenatural dos fatos.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário